Festival do Folclore fortalece intercâmbio de culturas

De 19 a 22 de novembro, Fortaleza sedia a 4ª edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará. Um evento que celebra o intercâmbio de identidades culturais com apresentações de grupos do Ceará, do Brasil e da América Latina gratuitamente.

Fortalecer, promover e ampliar o intercâmbio de identidades culturais através do Folclore, essa é a proposta do Festival Internacional de Folclore do Ceará na sua quarta edição, que acontece de 19 a 22 de novembro no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e mais 13 (treze) bairros de Fortaleza entre eles: Centro, Fátima, Piedade, Presidente Tancredo Neves, Jardim Iracema, Jardim América, Praia de Iracema, Montese, São Gerardo, Mondubim, Barra do Ceará, Cristo Redentor e Iparana (Caucaia).

“Em nossas reuniões e discussões sobre o projeto, foi unânime a necessidade de ampliar essa vitrine do folclore brasileiro e internacional com o objetivo de fortalecer e promover a nossa identidade cultural, manifestações de dança, música, de cultura de um povo, tradições que não podem ser esquecidas”, explicou Ilka Salatielle, coordenadora de produção do festival.

Este ano, o festival traz a participação dos grupos internacionais: Conjunto Folclorico Cardenal/Chile e o Elenco Folklorico O’leary Jeroky/Paraguai, além de 13 grupos nacionais e cearenses entre eles: Balé Folclórico de Alagoas Transart/AL, Cia de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia/PA, Grupo Parafolclórico Jacoca/PB, Grupo de Tradições Folclóricas Pommerland/ES, Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza/CE, Cia de Dança Estrelas da Rua/CE, Cia Txai de Danças Populares/CE, Grupo de Dança Popular Ore Anacã/CE, Grupo Mira Ira do IFCE/CE, Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão/CE, Grupo Parafolclórico Xique-Xique/CE, Maracatu Nação Iracema/CE, Quadrilha Filhos do Sertão/CE.

Tradição

A Dança Folclórica é um grande legado do povo (patrimônio imaterial). A cultura é muito rica, sendo a dança uma linguagem natural em que as pessoas têm maior facilidade de perceberem através dos movimentos coreográficos a arte, saberes e a identidade local. Ela se converte em uma das principais expressões culturais encontradas no folclore, seja pela facilidade de organizar em um pequeno povoado alguns passos que possam representar sua cultura, acompanhado da música, da expressão corporal, das roupas típicas e das cores. A história se perde entre versões e suposições, mas a dança continua viva e fiel à tradição. Além de a gente testar nossa sabedoria resgatamos o que durante muitos anos nos foi trazido e transmitido.

O IV Festival Internacional de Folclore do Ceará é um evento gratuito e itinerante com duração de quatro dias de atividades, de 19 a 22 de novembro. Na programação teremos 15 grupos de Projeção Folclórica, sendo: nove grupos cearenses, três grupos nacionais, um grupo de etnia pomerana e dois grupos internacionais, com música ao vivo, dança folclórica, artesanato, literatura de cordel, culinária regional, seminário e exposição acolhendo a todos. O público previsto pelos organizadores é de 16 mil pessoas que prestigiarão o evento e os 700 artistas participantes. O palco principal será no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento cultural de notório reconhecimento da sociedade cearense.

Como nos anos anteriores teremos dois homenageados, sendo sempre um grupo e uma personalidade. Para o grupo foi escolhido o Grupo Mira Ira do IFCE de Fortaleza que atua na formação de dançarinos e músicos há mais de 30 anos, enquanto que a personalidade homenageada é a Sra. Valquíria Mendes, professora, folclorista e presidente da Comissão Cearense de Folclore.

A organização desenvolve e realiza este evento baseada em cinco pilares: difusão das manifestações populares, intercâmbio, formação, entretenimento e social. A cada ano aumenta-se a intensidade de vivências e do intercâmbio de identidades regionais fortalecendo as relações entre os povos.

Sobre o projeto

O Festival busca contribuir para o intercâmbio e disseminação dos saberes e fazeres culturais entre os povos fortalecendo a cultura popular, simbolizada pela integração e qualidade artística dos grupos presentes ao evento. Trata-se de um evento que trabalha formação, capacitação e entretenimento com oficinas, vivência, seminário, intercâmbio, aula-show e apresentações de Danças Populares envolvendo Grupos Folclóricos de Projeção Nacionais e Internacionais.

Nas três edições anteriores contabilizamos os seguintes dados: mais 1.800 artistas e 58 grupos de projeção, sendo considerado por artistas, público e estudiosos como um dos maiores encontros das tradições folclóricas do País. Em 2012, primeiro ano, o festival cumpriu o anseio de grupos e público, que queriam muito um evento dessa expressão. Em 2013 e 2014 com uma programação mais ampla e diversificada, passou pelo crivo de folcloristas, pesquisadores, jornalistas e críticos, fixou-se no calendário oficial e torna o Ceará como um grande palco da cultura popular brasileira e, já passa a atrair o interesse dos grupos internacionais e nacionais.

Sobre as atrações

Os grupos convidados apresentarão uma diversidade de ritmos, músicas e danças, dentre elas: maracatu, ciranda, lundu, carimbó, boi, coco alagoano, são gonçalo, dança do congo, baião, caboclinhos, xote, xaxado, puxada de rede, caninha verde, fandango, cuecas, pommersche krakowiak, valsa vienense, hammerschimidtgelsen, hochenbockspringer e purzelbaultanz, poutpourri hans e liese, Tererérari, galopera, dança das garrafas, danza de la conquista, pasará pasará, Paraguay ñenoñare e dança para a liberdade, além das interações com o público.

Grupos confirmados:

  • Nacionais: Balé Folclórico de Alagoas Transart/AL, Cia de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia/PA, Grupo Parafolclórico Jacoca/PB.
  • Etnias/Internacionais: Conjunto Folclorico Cardenal/Chile e o Elenco Folklorico O’leary Jeroky/Paraguai, Grupo de Tradições Folclóricas Pommerland/ES.
  • Regionais CE: Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza/CE, Cia de Dança Estrelas da Rua/CE, Cia Txai de Danças Populares/CE, Grupo de Dança Popular Ore Anacã/CE, Grupo Mira Ira do IFCE/CE, Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão/CE, Grupo Parafolclórico Xique-Xique/CE, Maracatu Nação Iracema/CE, Quadrilha Filhos do Sertão/CE.

IV Festival Internacional do Folclore do Ceará
De 19 a 22 de novembro de 2015
Informações: (85) 3023.3064
www.festivaldefolcloredoceara.com.br

Assessoria de Imprensa
Aécio Santiago
(85) 9 8723.1539 / 9 9906.2147
aeciofsantiago@gmail.com

Compartilhar Deixar comentário
Confira também
Agradecimento Enel
Realização EnCena Produções
Promoção Instituto União

Parceria
Txai - Associação Cultura e Arte
Fundação Santa Terezinha
Cultura no Plural - Assessoria e Projetos de Patrimônio

Apoio
Conseil International De La Danse - Unesco
IOV
Comissão Nacional de Folclore
Comissão Cearense de Folclore

Apoio Institucional
Ceará Cultura - Secult
Governo do Estado do Ceará