V edição do Festival Internacional do Folclore destaca cultura da América Latina e seis estados do Brasil

Consolidado como a maior manifestação cultural do gênero no Norte Nordeste, a quinta edição do Festival Internacional do Folclore apresenta 20 grupos do mais rico e plural folclore cearense, brasileiro e latino americano, de 17 a 20 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; e 19 e 20 de novembro o formato é de caravana para Sobral durante o projeto Cidades das Artes. Toda programação é gratuita.

A quinta edição do Festival Internacional do Folclore chega em 2016 com atrações de dois países da América Latina, Argentina e Peru, do Ceará e mais cinco estados brasileiros com o melhor do folclore nacional a partir do dia 18 de novembro, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A força da nossa identidade cultural, manifestações de dança, música, de cultura de um povo, tradições que se consagram e se renovam há séculos. Serão sete grupos nacionais e internacionais, sete cearenses selecionados e seis convidados.

A partir do dia 17 de novembro em Fortaleza, inicia-se a programação do festival com o Seminário: Mostra Internacional de Cultura Afro-Dia Nacional de Combate ao Racismo com o intuito de abrir espaços para diálogos sobre o tema.

No dia 18 de novembro durante a solenidade de abertura, a partir das 19h, na Praça Verde do Dragão do Mar, o evento terá a apresentação do grupo homenageado Balé Arte Popular de Fortaleza (Fortaleza/CE) e os grupos nacionais, de etnia e internacionais. Além da programação principal no Centro Dragão do Mar, também acontecem apresentações no Centro Cultural Bom Jardim, nos Cuca da Barra, Cuca do Mondubim, no Cuca do Jangurussu, no Colégio Agnus, na Universidade Federal do Ceará (UFC) e percorre diversos bairros de Fortaleza.

Este ano, a organização do festival traz na programação os grupos Ballet Senderos Argentinos (Santa Fé/Argentina), Ballet Folclórico Perú Imagen y Encanto (Lima/Peru), Böhmerlandtanzgruppe (Nova Petropolis/RS), Grupo Folclórico Ucraniano Poltava (Curitiba/PR), Bacnaré – Balé de Cultura Negra do Recife (Recife/PE), Companhia de Artes e Cultura Popular Marizés (Bequimão/MA), Grupo Folclórico Banzé (Montes Claros/MG), CIA de Dança Estrelas da Rua (Fortaleza/CE), Companhia de Ritmos e Danças Populares – CORDAPES (Fortaleza/CE), Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Fortaleza/CE)
Grupo Miraira – IFCE Campus Fortaleza (Fortaleza/CE), Oré Anacã (Fortaleza/UECE), Grupo Parafolcórico Fulô do Sertão (Senador Pompeu/CE), Grupo Parafolclórico Xiquexique (Canindé/CE), Grupo Folclórico Flor de Mandacaru (Cariré/CE), TXAI Cia de Danças Populares (Fortaleza/CE), Quadrilha Junina Babaçu (Fortaleza/CE), Maracatu Nação Babobab (Fortaleza/CE), Balé Arte Popular de Fortaleza (Fortaleza/CE) – Homenageado, e Grupo de Tradições Cearenses (Fortaleza/CE) – Homenageado.

Nos dias 19 e 20 de novembro, o Festival Internacional de Folclore do Ceará assume o formato de Caravana-Itinerancia, com foco na difusão e promoção das danças de projeção folclóricas na cidade de Sobral, durante o projeto Cidades das Artes. O projeto tem como princípio a descentralização da política cultural do Ceará, agindo como catalisador na conexão e dinamização dos patrimônios edificados dos municípios do interior cearense, bem como de seus espaços públicos de convivência, através de ações e eventos voltados à criação, difusão e formação em artes, através do projeto Cidade das Artes.

O Festival

Como já é tradição na programação do Festival Internacional do Folclore, a organização sempre privilegia um espaço para realizar homenagens a grandes personalidades e grupos de relevância que fazem a história do folclore local ou nacional.

Este ano, os grupos homenageados são Balé Arte Popular de Fortaleza (Fortaleza/CE) e o Grupo de Tradições Cearenses (Fortaleza/CE) receberão uma menção honrosa pelos 50 anos de existência; e as personalidades são Sandra Veloso, Ferreira Júnior e Dona Rita do Pastoril Nossa Senhora de Fátima (in memoriam). “Este é um grande momento para nós que planejamos e sonhamos este projeto. É o resgate da história, do legado da dança, que muitas vezes se perde entre versões e suposições, mas que continua viva e fiel à tradição. Além de a gente testar nossa sabedoria resgatamos o que durante muitos anos nos foi transmitido e é repassado”, explica Sheila Fernandes, coordenadora geral do festival.

Parceiros do Festival

Nesta edição, o Festival tem como Apoiadores Institucionais a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Conselho Internacional de dança (Cid-Unesco), Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore, Associação Txai Cultura e Arte, Fundação Santa Terezinha, Kilofé e Associação Nação Iracema, Os Parceiros são o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Rede Cuca, Ernanitur, Santa Clara, Rede Agnus, jornal Diário do Nordeste, Sinal Criativo Comunicação e Marketing. Apoio Cultural: Esse projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Ceará Lei n° 13.811 de 16 de agosto de 2006 (Via financiamento Mecenato Estadual) através da COELCE, Realização Instituto União de arte, Educação e Culturas Populares co, a Promoção da Encena Produções.

Grupos participantes

  • Ballet Senderos Argentinos (Santa Fé/Argentina);
  • Ballet Folclórico Perú Imagen y Encanto (Lima/Peru);
  • Böhmerlandtanzgruppe (Nova Petropolis/RS);
  • Grupo Folclórico Ucraniano Poltava (Curitiba/PR);
  • Bacnaré – Bale de Cultura Negra do Recife (Recife/PE);
  • Companhia de Artes e Cultura Popular Marizés (Bequimão/MA);
  • Grupo Folclórico Banzé (Montes Claros/MG);
  • CIA de Dança Estrelas da Rua (Fortaleza/CE);
  • Companhia de Ritmos e Danças Populares – CORDAPES (Fortaleza/CE);
  • Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Fortaleza/CE);
  • Grupo Miraira – IFCE Campus Fortaleza (Fortaleza/CE);
  • Oré Anacã (Fortaleza/UECE);
  • Grupo Parafolcórico Fulô do Sertão (Senador Pompeu/CE);
  • Grupo Parafolclórico Xiquexique (Canindé/CE);
  • Grupo Folclórico Flor de Mandacaru(Cariré/CE);
  • TXAI Cia de Danças Populares (Fortaleza/CE);
  • Quadrilha Junina Babaçu (Fortaleza/CE);
  • Maracatu Nação Baobá (Fortaleza/CE);
  • Balé Arte Popular de Fortaleza (Fortaleza/CE) – Homenageado;
  • Grupo de Tradições Cearenses (Fortaleza/CE) – Homenageado.

V Festival Internacional do Folclore
De 17 a 20 de novembro a partir das 19h
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Praça Verde
Informações: 85-3023.3064

Assessoria de Imprensa
Aécio Santiago
85-9.8723.1539 / 9.9906.2147
aeciofsantiago@gmail.com

Compartilhar Deixar comentário
Confira também
Agradecimento Enel
Realização EnCena Produções
Promoção Instituto União

Parceria
Txai - Associação Cultura e Arte
Fundação Santa Terezinha
Cultura no Plural - Assessoria e Projetos de Patrimônio

Apoio
Conseil International De La Danse - Unesco
IOV
Comissão Nacional de Folclore
Comissão Cearense de Folclore

Apoio Institucional
Ceará Cultura - Secult
Governo do Estado do Ceará